Comunicados Newsletter Protocolos Direitos Perguntas Frequentes Apoio Jurídico Comissão de Jovens

CALIMENTA promove acordos de cessação com trabalhadores sindicalizados

Empresa das Caldas da Rainha promove despedimentos apenas com trabalhadores sindicalizados!

O STIAC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos sectores alimentar, bebidas, agricultura, aquicultura, pesca e serviços relacionados, vem manifestar o seu mais veemente repúdio pela decisão da empresa CALIMENTA, em promover acordos de cessação dos contratos de trabalho junto de nove trabalhadores sindicalizados, na sequência da legítima exigência de cumprimento do Contrato Coletivo de Trabalho celebrado entre a ANCIPA e a FESAHT, designadamente no que respeita ao pagamento do subsídio de turno e do subsídio de transporte.

Tal conduta, configura uma grave afronta aos princípios fundamentais do Direito do Trabalho e do Estado de Direito democrático.

Nos termos do artigo 55.º da Constituição da República Portuguesa, é garantida aos trabalhadores a liberdade sindical, sendo proibida qualquer discriminação em função da filiação sindical.

O Código do Trabalho é igualmente claro:

O artigo 24.º proíbe expressamente qualquer discriminação, direta ou indireta, em razão da filiação sindical;

O artigo 331.º determina que é ilícito o despedimento motivado por filiação sindical ou pelo exercício de direitos sindicais;

O artigo 381.º qualifica como ilícito o despedimento que tenha por fundamento motivos políticos, ideológicos ou discriminatórios.

A eventual prática de pressionar ou induzir trabalhadores sindicalizados a celebrar acordos de cessação, em reação ao exercício de direitos laborais e à exigência de cumprimento de instrumento de regulamentação coletiva, poderá configurar uma forma encapotada de despedimento ilícito e discriminatório.

Recordamos que o exercício de direitos consagrados em instrumento de regulamentação coletiva não constitui infração disciplinar nem pode, em circunstância alguma, justificar medidas retaliatórias.

Se os Trabalhadores assim o entenderem, o Sindicato não deixará de utilizar todos os meios legais ao seu dispor para defesa dos trabalhadores visados, incluindo a participação às entidades competentes e o recurso aos tribunais, caso tal se revele necessário.

A discriminação sindical e as retaliações da empresa CALIMENTA são um reflexo daquilo que acontece em muitas empresas espalhadas por todo o Pais e que ninguém quer ver.

Sindicaliza-te. Sindicalizado estás mais seguro e informado. Faz a tua inscrição em www.stiac.pt

Partilhar

Apoio Jurídico

Fique a saber como o podemos ajudar.

Comissão de Jovens

Se tens menos de 35 anos e tiveres interesse em lutares connosco contacta a nossa comissão.

Inscrição de Sócio

Juntos somos mais fortes.

Contactos

Chamadas para a rede fixa e móvel nacional

+351 243 324 171

+351 243 324 059

+351 962 017 781

+351 962 017 782


stiac@mail.telepac.pt


geral@stiac.pt


stiacsindicato


Atendimento telefónico:

das 09h às 22h.

Sede

Rua Cidade de Lisboa, nº3f

2005-256 São Domingos
Santarem
PORTUGAL

Delegações

Rua Cidade de Poitiers, 171A

3000-108 COIMBRA

Atendimento por marcação

Rua Melo Antunes, Loja 8A

2625-728 Vialonga - LISBOA

Atendimento por marcação